terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Day 16: Something that you miss

Olá! ^_^

Dia 16: Algo que tenhas saudades.

Sinto falta das viagens a França em família. Fazíamos esta viagem todos os anos na altura da Páscoa. Ansiávamos por esta viagem o ano inteiro. Durava 5 a 7 dias, dependendo do destino: Disneyland ou Lourdes. Não estava nada marcado, a não ser o dia de partida e o dia de chegada. A viagem era feita de carrinha de 7 lugares, todos ocupados, e atravessávamos Espanha e, às vezes, França. Apesar de o destino ser sempre o mesmo, o roteiro modificava e as aventuras também. Ficámos a conhecer várias cidades, vilas e aldeias do país vizinho e de França. Durante a viagem víamos paisagens impressionantes e variadas: enormes campos agrícolas coloridos (verde, castanho, laranja e amarelo), castelos e muralhas em altos montes, rios largos e riachos frescos que acompanhavam as linhas verdes de árvores da mesma espécie, moínhos de vento no meio de flores, catedrais em destaque no meio das cidades... Mas, enganem-se, se tudo isto era visto de dentro da carrinha: fazíamos várias paragens ao longo do dia, para descansar, comer qualquer coisa e visitar as localidades. Entrámos em muitos palácios e igrejas, passeámos em pequenos parques e grandes praças cheias de turistas, espreitámos ruelas tão belas e cheias de cor dadas as floreiras que pendiam das janelas das casas, vimos montras lindas e repletas de chocolates e bolos, queijos e vinhos, bonecas e cucos. Conhecemos as montanhas e o mar, o campo e a cidade, sempre acompanhados de mapas, máquina fotográfica e câmara de filmar.
A viagem de carrinha era alegrada pela música, conversa, as maluquices da minha irmã mais nova e pelas amêndoas de chocolate! (era Páscoa, não podia faltar!)
No momento da procura de hotel, havia sempre um nervoso miudinho uma vez que não tínhamos nada marcado. O momento em que os meus pais entravam na carrinha e diziam "Temos hotel!" era uma festa!
Há várias memórias que ficaram dessas viagens: os desenhos animados franceses logo que acordávamos, o castelo de almofadas que eu e a minha irmã mais nova fazíamos na nossa cama, o esquilo que víamos do quarto de hotel, o pequeno-almoço, a neve a cair, a trovoada forte numa noite no hotel, a aventura no meio dos trilhos de cabras e da neve nos Pirinéus, as peripécias da minha avó, o meu pai a falar português para os franceses ("Queremos sair, amigo!"), o pedido especial de "café au chocolat" que o meu pai fez (em vez de dizer "café au lait") e a rapariga ficou muito séria a olhar para ele (no ano seguinte, saiu o Nescafé Mix que era café e chocolate em pó para colocar no leite), o "bonjour" todos os dias, a alegria da minha irmã na Disneyland, da simpatia de todos e das excursões em Lourdes.
Foram 9 anos de viagens e tenho saudades disto tudo. Gostava de voltar a fazer esta viagem mas agora, em vez de uma carrinha, duas ou três cheias, com a família aumentada. Ia ser divertido e uma grande confusão. Mas assim é que vale a pena.

Beijinhos!!!

Nenhum comentário: